Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) volta a registrar queda em outubro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) voltou a apresentar recuo no mês de outubro, ficando em 104,8 pontos, queda de 14,1% na comparação com o mesmo período do…

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) voltou a apresentar recuo no mês de outubro, ficando em 104,8 pontos, queda de 14,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa elaborada pela Fecomércio-RS que será divulgada nesta quarta-feira (05). A retração do indicador reflete o comportamento dos três grupamentos dos índices avaliados: percepção quanto às condições atuais, expectativas e investimentos.

Em campo pessimista, o indicador de condições atuais (ICAEC) apresentou redução de 20,1% em outubro/2014 sobre outubro/2013, atingindo 74,3 pontos. “A percepção quanto às condições atuais da economia brasileira assumiu o segundo menor nível da série, perdendo apenas para o período que se seguiu as manifestação de junho de 2013”, destacou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Como vem sendo comentado há alguns meses, a opinião dos empresários do comércio tem sido impactada negativamente por fatores como a inflação relativamente elevada, o aumento dos juros e, principalmente nesse momento, o fraco desempenho da atividade econômica.

No que se refere às expectativas quanto ao futuro (IEEC), a pesquisa mostrou redução de 12,7% em outubro/2014 sobre outubro/2013, atingindo 136,5 pontos. Apesar do desempenho negativo no mês, o patamar do indicador que mede as expectativas continua denotando otimismo dos empresários quanto ao futuro, principalmente no que diz respeito à situação da própria empresa, cujo índice encontra-se em 150,8 pontos.

Também o indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) caiu 11,2% na mesma base de comparação, ficando em 103,5 pontos, próximo a um patamar pessimista. Em relação a outubro/2013, o nível mais reduzido do indicador que mede a perspectiva de contratação de funcionários (-18,1%) foi determinante para a queda do IIEC. Na comparação outubro/2014 com outubro/2013, houve ainda queda de 11,5% no componente realização de investimentos e de 0,9% na avaliação que mede a situação atual dos estoques.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais