Abrasce divulga dados de pesquisa sobre shoppings do Rio Grande do Sul

Durante coletiva de imprensa nesta manhã em Porto Alegre a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou pesquisa com informações sobre este mercado no Brasil e no Rio Grande do Sul….

Durante coletiva de imprensa nesta manhã em Porto Alegre a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou pesquisa com informações sobre este mercado no Brasil e no Rio Grande do Sul. Atualmente o país conta com 509 shoppings em operação sendo que o faturamento em 2013 foi de R$ 129,2 bilhões com geração de 854 mil empregos. Cerca de 87 mil lojas estão localizadas nestes empreendimentos.

Somente a região Sul possui 88 shoppings e é o segundo lugar no Brasil em participação, com 17%. O Rio Grande do Sul concentra 37 empreendimentos e é o 4º Estado em número de shoppings. Porto Alegre é a 5ª cidade com mais centros comerciais. O faturamento do Estado em 2013 ficou na ordem de R$ 8 bilhões.

Para Luiz Fernando Veiga, presidente da Entidade, o mercado no Brasil tem espaço para expansão. “Shoppings são indispensáveis nas cidades. Eles trazem desenvolvimento, mas temos um mercado incipiente. São 521 shoppings e esse é um número baixo se compararmos a outros países”, explica. Segundo Veiga, o que atrapalha a construção de novos centros comerciais no País são fatores como escassez de terrenos adequados e, quando existem, têm preços muito altos e burocracias na autorização das construções nas capitais. “O interior recebe os investidores de braços abertos, pois entende que o shopping é um polo gerador de desenvolvimento”, diz. De acordo com dados da Abrasce, imóveis próximos a shopping centers podem chegar a 40% de valorização no mercado imobiliário.

Adriana Colloca, superintendente da Entidade, afirma que o desafio dos shopping centers tem sido, cada vez mais, proporcionar novas experiências para o consumidor. “É preciso fazer o cliente ficar mais tempo dentro do shopping, fazer com que ele se sinta bem”, afirma. Este seria o segredo para não perder vendas para o e-commerce, que, segundo Adriana, ainda não representa concorrência real, mas está em crescimento.

Para 2015 a Abrasce acredita que menos construções devem ser anunciadas em razão das previsões de um ano não muito promissor para o varejo. No Rio Grande do Sul, quatro empreendimentos estão confirmados para inaugurarem entre 2015 e 2016: Partage Shopping Rio Grande e Design Mall (Gravataí) em 2015; e Praça Alvorada Shopping Center e ParkShopping Canoas em 2016.

Veja mais dados sobre o segmento no link abaixo.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais