Brasileiro está gastando mais com lazer, educação e vestuário, diz estudo

O estudo apontou que a classe “DE” foi a que mais aumentou seus gastos com lazer, com aumento de 66% entre 2011 e 2013

De acordo com um levantamento da Kantar Worldpanel, os brasileiros estão aumentando seus gastos com lazer através da aquisição de serviços como TV por assinatura, internet, hospedagens, academias e clubes, que juntas cresceram 16%, chegando a um valor de R$ 1.908 no ano de 2013.

O estudo apontou também que a classe “DE” foi a que mais aumentou seus gastos com lazer, com aumento de 66% entre 2011 e 2013.

De acordo com a pesquisa, o quesito “conexão” também virou prioridade para o consumidor brasileiro. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos o setor registrou um crescimento de 35% nos gastos familiares com despesas relacionadas à comunicação.

O Rio de Janeiro foi o responsável pelo maior gasto médio nesse setor, chegando a R$ 1.025 ao ano, seguida pela Grande SP, com R$ 872. As regiões Norte e Nordeste registraram um gasto menor, cerca de R$ 649, mas foi apontada como uma região que apresenta grande potencial de crescimento para o setor.

Os serviços campeões nos gastos dessas regiões são: telefonia celular (crédito e conta), com 80% de representatividade, e a aquisição de aparelhos celular com 19%.

Sobre a educação, o estudo apontou que nos últimos cinco anos o gasto médio com educação aumentou 44%, obtendo, em 2013, uma média de R$ 2.857 gastos com o ensino fundamental, R$ 1.854 com creche e pré-escola e R$ 480 com livros didáticos e material escolar. As regiões que mais se destacaram com o aumento de gastos na educação foram o Centro- Oeste, a Grande SP e a região Sul.

O brasileiro também está dando mais importância para o setor de vestuário, inclusive colocando-o entre os maiores gastos do consumidor desde 2010, fazendo a categoria crescer 42% só nos últimos três anos.

Em 2013, o gasto médio com roupas foi de R$ 1.621, com crescimento de 70% nos últimos quatro anos. Já calçados registraram um gasto médio de R$ 896, que representa um aumento de 83% no período analisado.