Veja como pagar suas contas durante a greve dos bancários

É possível fazer transações em caixas eletrônicos, internet e telefone.
Fenaban divulgou orientações para clientes dos bancos.

Os bancários de bancos públicos e privados decidiram entrar em greve a partir desta terça (30), por tempo indeterminado. Sindicatos de todos os estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal. Nesta manhã, agências amanheceram com adesivos colados nos vidros, indicando a paralisação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), bancários fecharam nesta terça pelo menos 6.572 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados. Os bancários reivindicam 12,5% de reajuste, além de melhorias nas condições de trabalho e outras reivindicações.

Em nota, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) “”ressalta que o consumidor dispõe de vários canais para a realização de transações financeiras, tais como internet, o banco por telefone, o aplicativo do banco no celular. Há também os caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais, além dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil””.

Veja abaixo as opções para realizar operações bancárias, como transferêcias e pagamentos, durante a paralisação nas agências bancárias:

1. Caixas eletrônicos
Segundo a Fenaban, existem cerca de 166 mil caixas eletrônicos no país. Por esses aparelhos, é possível pagar contas não vencidas, agendar pagamentos e DOC, pagar faturas de cartão de crédito, fazer saques, retirar folhas de cheque, fazer depósitos em dinheiro ou cheque, consultar saldo e extrato, realizar transferências entre contas e sacar benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS etc.) Também é possível realizar bloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.

2. Supermercados, lotéricas e postos dos Correios
Os correspondentes são estabelecimentos em que é possível realizar operações bancárias, que podem ser supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Segundo a Fenaban, há unidades em todas as regiões do país. Nesses locais, é possível fazer o pagamento de contas de água, luz e telefone, tributos municipais e estaduais, boletos e carnês, além de INSS / GPS, FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).

Também é possível sacar dinheiro e benefícios (Bolsa família, INSS; FGTS, seguro desemprego, PIS – limitado à R$ 1 mil ou três transações diárias). Há também a opção de depositar em conta corrente ou conta poupança, também com limite de R$ 1 mil ou três transações diárias.

Nos estabelecimentos correspondentes também há serviços de consulta de saldos e extratos, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

3. Internet
Por esse canal, é possível realizar consultas e fazer pagamentos de Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás), boleto de cobrança, DARF, Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), GFIP – FGTS, GPS – INSS, IPVA, DPVAT, IPTU/ISS, GRCS, ISS, licenciamento de veículos e recarga de celular. Também é possível fazer transferências entre outros bancos, TED e DOC, além de outros serviços como: solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros.

4. Aplicativos de bancos para celular
As funções dependem do aplicativo fornecido por cada banco. Por este canal, geralmente, é possível consultar saldos e extratos e pagar contas e boletos em geral com o código de barras. Também se pode realizar transferências bancárias por meio de TED e DOC e fazer transações por meio do home broker (compra e venda de ações). Há ainda serviço de recargas de celulares pré-pagos, entre outros.

5. Banco por telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico para que o cliente tire dúvidas sobre serviços e realize transações financeiras, segundo a Fenaban. Por telefone, é possível fazer pagamentos de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas. Também se pode realizar consultas de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.

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