Indústria, varejo e publicidade precisam entender melhor o homem contemporâneo

A indústria, o varejo e a publicidade precisam prestar mais atenção às novas demandas do público masculino. Analisado sob diversas óticas pela Minds & Hearts, empresa de pesquisa pertencente a holding HSR,…

A indústria, o varejo e a publicidade precisam prestar mais atenção às novas demandas do público masculino. Analisado sob diversas óticas pela Minds & Hearts, empresa de pesquisa pertencente a holding HSR, o estudo conclui que embora tenha atitudes e hábitos diferentes das mulheres em vários aspectos, as empresas ainda tratam o homem contemporâneo de maneira única, antiga e estereotipada.

Foram ouvidos na pesquisa qualitativa – num total de 200 horas de gravação – homens e mulheres das classes A, B e C de todo Brasil, envolvendo psicanalistas, psicólogos, jornalistas, neurocientistas, semioticitas e historiadores. Embora a indústria tenha ampliado o volume de produtos lançado a esse público, ficou claro no estudo o quanto as marcas ainda não se aproveitam das reais necessidades dos homens. Existe um código padrão que continua sendo replicado para falar com eles. É o caso, por exemplo, das embalagens em tons como azul, preto ou metálico, com um rótulo estampando as palavras “for men”, sem qualquer outro apelo. Isso, no entanto, não é mais suficiente.

Já nas lojas, o espaço interno ainda é concebido dentro da ótica feminina, sem levar em conta o padrão de compra denominado get in, get it, get out, característico da demanda masculina.

Segue a mesma trilha a publicidade, que tem se prendido fortemente a rótulos e estereótipos. “Metrossexuais, retrossexuais e outros adjetivos são comumente utilizados em anúncios e erram sempre ao criar um estereótipo, ou seja, propor uma verdade que na maioria das vezes não é a da maioria do público alvo”, destaca Naira Maneo, presidente da Minds & Hearts e uma das responsáveis pela pesquisa.

Como fazer, então? – Segundo o estudo, a estratégia mais adequada para atingir o homem moderno é mostrar sempre um equilíbrio entre razão e emoção. Humanizar o homem com visão crítica e bom humor, não focar em gêneros, mas em seres humanos, também pode funcionar.

A utilização de palavras mais adequadas ao sexo masculino é outro elemento da comunicação destacado na pesquisa. “Evitar termos que façam referência ao universo feminino é uma boa maneira de atrair os homens para a compra desses produtos”, ressalta. O fundamental é tratar de questões mais reais e humanas, fazendo uma comunicação e propaganda para falar com homens de verdade, homens que hoje estão se permitindo experimentar mais, seja em sentimentos, em comportamento ou em consumo.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais