Governo do RS reduz o número de obrigações acessórias dos contribuintes

O Governo do Estado revogou a obrigatoriedade de entrega anual da Guia Informativa do ICMS. A partir de agora, o cálculo será realizado por meio das informações prestadas na Guia de Informação e Apuração…

O Governo do Estado revogou a obrigatoriedade de entrega anual da Guia Informativa do ICMS. A partir de agora, o cálculo será realizado por meio das informações prestadas na Guia de Informação e Apuração do ICMS, que é mensal. As informações servem para a determinação da participação dos municípios na arrecadação do imposto.

Em um decreto publicado nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado também foi revogada a obrigatoriedade do anexo da guia anual, que exigia de todo contribuinte um balanço das vendas internas e interestaduais para a apuração da balança comercial do Estado. Com a mudança no regulamento do ICMS, os produtores rurais também foram dispensados da entrega da Guia de Informações.

Para o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, é de extrema importância a redução de obrigações acessórias para o empresariado, já que elas demandam um custo administrativo muito elevado para cumprir todas as exigências legais. Para Bohn, a redução da burocracia para as empresas é uma das pautas buscadas pela entidade. “Simplificações como estas são positivas, tendo em vista que permitem ao empresário mais foco na sua atividade. Menos burocracia significa maior possibilidade para a economia crescer”, destaca.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais