Vendas do comércio gaúcho recuam 1,3% em abril

Na esteira do cenário de desaceleração da economia brasileira ao longo de 2014, o comércio gaúcho apresentou queda real (descontada a inflação) de 1,3% em abril na comparação com igual período de 2013….

Na esteira do cenário de desaceleração da economia brasileira ao longo de 2014, o comércio gaúcho apresentou queda real (descontada a inflação) de 1,3% em abril na comparação com igual período de 2013. O resultado foi verificado na última edição do Índice de Vendas do Comércio (IVC), indicador monitorado por Fecomércio-RS, Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). No acumulado do ano, o desempenho é de alta da atividade em 2,3% e, nos últimos 12 meses, a expansão chega a 2,6%.

“Estamos em um ano que começou devagar. As taxas de crescimento são baixas, mas ainda assim o comércio tem crescido acima do ritmo da economia brasileira como um todo”, destaca a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo. A especialista ainda destaca que, para o desempenho fraco de abril frente a igual época do ano anterior, pesou o fato de que, em 2014, o mês contou com menos dias úteis (20 contra 22 da temporada passada). “Neste ano, também tivemos o carnaval mais tarde, o que atrasou o comércio, principalmente nas grandes regiões do Estado”, enfatiza.

A queda em abril foi puxada pelo comportamento das vendas no atacado, que apresentou recuo de 2,5%. No comércio varejista, a queda foi de 0,2%, puxada pela diminuição das vendas de veículos. Em 2014, porém, o comércio atacadista tem crescimento real de 3%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, possui elevação de 1,6%. Já o varejo acumula alta de 1,6% no ano e de 2,4% nos últimos 12 meses.

Patrícia acredita que o impacto da Copa do Mundo poderá ser sentido nas próximas edições do indicador. “Há duas variáveis em relação à Copa. Uma delas é o efeito negativo da redução do horário comercial. Outra é a realização do campeonato na tua cidade, que traz muito efeito positivo no setor de serviços, mas não tanto no comércio”, indica diz a economista.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais