Alerta de chuva forte no boletim climático de julho

A previsão climática do mês de julho mantém a tendência de que o restante deste inverno de frio inconstante e menos rigoroso que nos últimos anos, embora possam ocorrer períodos de temperatura mais baixa….

A previsão climática do mês de julho mantém a tendência de que o restante deste inverno de frio inconstante e menos rigoroso que nos últimos anos, embora possam ocorrer períodos de temperatura mais baixa. Dias amenos e alguns até quentes são normais na estação, que se intercalam com dias ou períodos frios e mesmo gelados. Estes dias de calor serão muito mais numerosos neste ano que em 2013. Junho terminou com temperatura abaixo da média nas mínimas em algumas partes do Estado e inferior à média nas máximas em diversas. Por isso, a expectativa é que ocorram durante este inverno poucos, mas intensos episódios de frio. Alguns dias podem ter temperatura bem abaixo da média em agosto e mesmo em setembro.

É alto o risco de episódios de chuva em volumes excessivos ao longo deste segundo semestre, inclusive com cheias de rios. A ocorrência de chuvas excessivas se manterá durante a primavera. As precipitações podem atingir a média ou até o dobro da média de todo o mês. É necessário que os lojistas estejam preparados, pois nos próximos meses é grande a chance de várias cidades do Estado apresentarem índices mensais de chuva correspondentes ao dobro ou triplo da média histórica, com marcas mensais de 300 mm a 500 mm e, em alguns casos, até de 500 mm ou mais em apenas um mês. Mantém-se o alerta de que o risco maior de chuva excessiva se dá para as metades oeste e norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Paraná.

Por isso, a tendência é um número acima do normal de temporais nos próximos meses, à medida que haverá maior alimentação de ar quente e úmido vindo do Norte, o que nos casos de ciclones e fortes massas de ar frio pode gerar tempestades muito severas. Este fenômeno pode se estender até o final da primavera, mesmo com temperatura acima da média.

O Boletim Climático é um documento elaborado pelo Sindilojas Porto Alegre para auxiliar os lojistas associados a adequarem suas estratégias de negócio às previsões climáticas, que podem influenciar no desempenho das vendas. As informações são da MetSul. As tendências climáticas para o Estado para os próximos meses já estão disponíveis aos associados da Entidade.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais