Termômetro do Varejo de Maio: novidades e ampliação de dados

O Termômetro do Varejo, índice de volume de vendas divulgado mensalmente pelo Sindilojas Porto Alegre, apresenta uma novidade: a partir deste mês também conta com dados do Brasil e do Rio Grande do Sul, retirados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, traz os dados do Varejo Ampliado, que incluem todas as atividades do comércio varejista mais ‘Veículos, motos, partes e peças’ e ‘Material de Construção’.

De acordo com os dados coletados pela Entidade na Capital, as vendas do setor de vestuário em Porto Alegre cresceram 5,5% em relação a maio do ano passado. Os dados mais recentes do Sindicato indicam resultados positivos. De Janeiro a Maio de 2014, o segmento de vestuário em Porto Alegre acumula alta de 3,3%. Até março, os números do ano no país apresentaram aumento de 0,5% e, no Rio Grande do Sul, queda de 4,3% no mesmo período.

Para o setor de materiais de construção, maio trouxe um aumento significativo de 16,8% em relação ao mesmo mês em 2013. Já no acumulado do ano, de janeiro a março 2014, as vendas na Capital ficam acima da média do Brasil (7,2%), com 7,4%, mas abaixo dos valores do Estado, que apresentou um acréscimo de 12,2%. No Varejo Ampliado, de janeiro a março deste ano, os dados apresentam diminuição de 5,7% nas vendas no país, e, no Rio Grande do Sul, a queda foi um pouco menor, de 3,2%, ambas na comparação com março de 2013.

Sobre o Termômetro do Varejo

O Termômetro do Varejo é um índice mensal da atividade econômica no comércio varejista da Capital lançado em novembro de 2011 pelo Sindilojas Porto Alegre. Os números do Termômetro revelam o percentual de variação do volume de vendas para os segmentos de vestuário e material de construção, por meio de levantamento realizado junto à base de lojistas associados ao Sindicato.