Brasil busca internacionalizar varejo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) promoveram na semana passada a participação de nove empresas brasileiras na Euroshop 2014 (16-20), em Düsseldorf, na Alemanha.

A Feira é a maior do mundo do setor e a ação foi realizada no âmbito do Projeto Setorial Think Brazil – Brazilian Retail Solution, parceria entre as organizações para a promoção de negócios e de imagem. A fim de ampliar os contatos comerciais, um happy hour típico brasileiro foi organizado para cada dia do evento. Esta foi a primeira vez que a Apex-Brasil apoiou a participação de empresas brasileiras na Euroshop.

No primeiro dia, o presidente da Abiesv, Julio Takano, deu uma palestra sobre o case O Boticário, assinado por sua empresa KT Soluções para o varejo, e também falou do impacto sobre o varejo brasileiro causado pela inclusão de 48 milhões de consumidores na nova classe média nos últimos anos.

O evento é visto como uma grande oportunidade aos associados da Abiesv para exportarem seus produtos e serviços para mercados internacionais, antes não atingidos. “Estamos bastante otimistas com a parceira entre as organizações, pois contribuirá para o reposicionamento estratégico das indústrias de equipamentos e dos serviços brasileiros, ampliando a imagem do Brasil para outros países”, afirma Takano, ressaltando a alta qualificação das empresas fornecedoras para atender o mercado internacional.