IPC sobe 0,86% na 3ª quadrissemana de janeiro, diz Fipe

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou alta de 0,86% na terceira quadrissemana de janeiro. O número mostrou desaceleração em relação à segunda leitura do mês, de 0,96%. Na terceira medição de dezembro, o índice subiu 0,61%.

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro do intervalo das previsões de 13 instituições pesquisadas pelo AE Projeções, que apontavam que o índice poderia ficar entre 0,78% a 0,95%, e abaixo da mediana que esperava alta de 0,89%.

Na comparação entre a segunda e a terceira leitura do mês, os preços perderam força nas categorias Alimentação e Despesas Pessoais. A maior desaceleração ocorreu em Alimentação, na qual a inflação recuou para 0,89% na terceira quadrissemana, de 2,07% na segunda leitura do mês. Em Despesas Pessoais, o índice subiu 1,51%, de 2,02%.

Os preços ganharam força nas categorias Transportes, Saúde, Vestuário e Educação. Em Transportes, a alta foi de 0,66% na terceira leitura do mês, de 0,17% na leitura anterior, enquanto em Saúde a inflação foi de 0,36%, de 0,19%. Em Vestuário, o índice passou de -0,91% para -0,07. Já a categoria Educação foi de 5,01% na terceira leitura de janeiro, de 2,51 na leitura imediatamente anterior. Os preços da categoria habitação permaneceram estáveis em 0,51%.