5 dicas para os pequenos empreendedores

Confira as dicas que podem levar seu pequeno negócio a um patamar de sucesso.

Os pequenos empreendedores deveriam ensinar o que aprendem com a vida corporativa. É comum vermos grandes empresários…

Confira as dicas que podem levar seu pequeno negócio a um patamar de sucesso.

Os pequenos empreendedores deveriam ensinar o que aprendem com a vida corporativa. É comum vermos grandes empresários compartilhando com os mais jovens, através de iniciativas como a Endeavor. Mas e os pequenos empresários, que também tiveram sucesso com a longevidade e lucratividade de suas empresas? Sucesso não é só transformar empresas em grandes conglomerados ou chegar ao I.P.O. Até porque temos visto alguns destes quebrarem depois do nirvana.

Será que o caminho percorrido, cheio de tropeços e pequenas vitórias, não seria uma grande lição para os jovens empreendedores que estão começando? Se observarmos os “cases” do Magazine Luiza, Natura, Havaianas, Habib”s, D.O.M. concluímos que há caminhos diversos e incrivelmente diferentes para o proclamado sucesso.

Confira 5 dicas que me ajudaram a encontrar o sucesso dentro da área em que atuam minhas empresas:

1) Esteja constantemente aberto a novos ensinamentos: A vida ensina que temos muito que aprender. E quanto mais aprendemos, menos sabemos. A experiência e o excesso de confiança, às vezes, cega, engessa e sufoca novas ideias. Para crescer é preciso saber ouvir e aceitar mudanças.

2) Escolha o caminho (estratégia) que sua empresa vai trilhar e descubra que competências você terá de ter para conduzir o time. Geralmente este caminho requer conhecimento técnico de um determinado produto ou serviço, informações precisas sobre o mercado, inteligência para criar a estratégia com base nestas informações, perseverança para colocar a estratégia em prática, visão para criar o futuro, flexibilidade para mudar tudo de repente, adaptabilidade para mudanças, e uma grande habilidade com gente – fornecedores, clientes, funcionários, família e você mesmo. Se conseguir equilibrar tudo isso, fique tranquilo, seu negócio vai dar certo. Há outras maneiras mais fáceis, mas esta é a única sustentável e ética.

3) Defina o que é sucesso para você e para a sua empresa. Lembre-se de que existem diferentes formas de se chegar até ele. O aprendizado não está na chegada, não está no sucesso ou retumbante fracasso. Pode-se usar estratégias antagônicas e chegar ao mesmo lugar. Ou usar a mesma estratégia e chegar a um lugar diferente. Há caminhos diversos e incrivelmente variados para o proclamado sucesso. E sabemos que sucesso não é ter marca famosa necessariamente. Já vimos várias marcas famosas sumirem (Mappin, Pakalolo, Mesbla e tantas outras)

4) Compartilhe: essa é uma maneira de adquirir conhecimento. O empreendedor que se dispõe a compartilhar o que aprendeu no caminho (e não na chegada), ganha duas vezes. Primeiro, porque ao rever a sua história, percebe que ainda repete alguns erros, crenças e atitudes inibidoras dos acertos. E ainda dá tempo de consertar. Segundo, porque, ao ensinar, tem a
oportunidade de não se tornar obsoleto e de atualizar sua empresa –
especialmente se conseguir ouvir os jovens e aprender com eles, ao ensinar.

5) Procure um mentor ou tutor particular. Alguém em quem se inspirar, alguém experiente, que já percorreu esta estrada e está lá na frente, rindo um pouco das sua grandes questões, e ajudando a trilhar um novo caminho do qual um dia você se orgulhe.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais