Lojistas da capital registram aumento de 9% nas vendas de Natal

Levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre e pela CDL Porto Alegre indica que o volume de vendas deste Natal foi cerca de 9% superior ao registrado em 2012 nas lojas da Capital, resultado que confirma a expectativa inicial divulgada pelas Entidades, que apontava incremento de R$ 391 milhões no comércio com a data.

Segundo os lojistas, o intenso movimento da segunda-feira, 23, colaborou para este resultado. Ainda de acordo com os lojistas consultados, a forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito e biquínis e camisetas foram alguns dos produtos mais vendidos. O período pós-Natal também se mostra como uma possibilidade de boas vendas para o comércio, uma vez que o cliente, quando efetua uma troca, acaba adquirindo outros produtos.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, o resultado é satisfatório. “Descontando a inflação temos um crescimento real de cerca de 3,5%, o que é positivo pois continua representando crescimento. Percebemos que o fato de haver um dia útil antes da véspera do Natal influenciou no aumento das vendas, confirmando mais uma das informações de nossa pesquisa, que indicava a tendência de o consumidor deixar para comprar na última hora”, afirma.

Na avaliação do presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, “depois de um ano com dificuldades para o comércio como as manifestações e a retração de consumo, este final de ano acabou sendo uma recuperação para o varejo, principalmente nos dias 23 e 24. Fechamos o ano de forma positiva”, conclui.