Sindilojas Porto Alegre dá dicas para as contratações no final de ano

A época é de aumento nas vendas e isso faz com que o comércio contrate mais. Na hora de recrutar um bom profissional, o presidente da Entidade, Ronaldo Sielichow, aposta na atenção, no planejamento e na intuição.

Com a chegada do final de ano e a proximidade do verão, as vagas para o comércio aumentam e os lojistas precisam estar preparados para escolher o melhor profissional para integrar sua equipe. Segundo o Sindilojas Porto Alegre, cerca de três mil vagas temporárias devem ser abertas na Capital durante esse período. Além disso, o banco de currículos do programa Geração Varejo deve aumentar as alternativas dos contratantes durante a Blitz que o Sindicato realizará até o dia 29 de novembro, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico de Porto Alegre. Pensando no aproveitamento dos candidatos interessados em ingressar no comércio, o Sindicato dá algumas dicas para valorizar o perfil ideal e agregar valor na hora do recrutamento.

Tipo do negócio

“O primeiro passo é definir o tipo de profissional que a loja precisa. Isso pode ser feito com a análise dos pontos fortes e fracos da empresa. A melhor pessoa para fazer isso é o gestor da loja, que acompanha a rotina e as dificuldades dos processos, tanto administrativos quanto de vendas”, afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow. Ele se refere ao planejamento de venda, ou seja, quando o empresário consegue avaliar o seu tipo de negócio fica mais fácil montar um planejamento e definir um estilo desejado com qualidades indispensáveis a um candidato.

Primeiro contato

Os currículos também merecem atenção especial dos empresários, pois é por meio deles que acontece o primeiro contato com os candidatos. “O lojista deve selecionar apenas os currículos que têm características ou aptidões que ele procura. Desta forma o contato pessoal, através da entrevista, poderá ser mais assertivo”, garante o presidente.

Otimizando o tempo
Antes da entrevista presencial, porém, é preciso um contato telefônico. Ele permite conhecer um pouco mais do candidato além do que consta no currículo, como o motivo pelo interesse no cargo, a atual situação profissional e o que poderia agregar à empresa. “Fazendo as perguntas antes da entrevista, o lojista ganha tempo, já que os candidatos que não corresponderem aos requisitos da vaga podem ser excluídos do processo seletivo”, conta.

Questionamentos

A lista das perguntas, explica Sielichow, varia de empresa para empresa e depende muito do negócio. “As exigências profissionais, qualidades, defeitos, experiência na área e visão de futuro precisam estar presentes”, argumenta. As referências dos candidatos podem ser checadas com antigos empregadores e devem ser analisadas com cautela e filtros. O motivo da saída do funcionário da empresa é o questionamento mais importante. Após a análise minuciosa desses pontos, escolha o perfil que mais se encaixe com o negócio. “Com raras exceções, os empresários costumam saber qual será o bom colaborador. É evidente que assumimos o risco de errar na decisão, mas a intuição não pode ser deixada de lado”, conclui Sielichow.