Dicas para acertar na contratação

A época é de aumento nas vendas e isso faz com que o comércio contrate mais. Na hora de recrutar um bom profissional, o presidente do Sindilojas – entidade que reúne os lojistas da Capital –, Ronaldo Sielichow, aposta na atenção, no planejamento e na intuição. Pensando no aproveitamento dos candidatos, o Sindilojas elaborou algumas dicas para valorizar o perfil ideal e facilitar o recrutamento.

Tipo do negócio

– O primeiro passo é definir o tipo de profissional que a loja precisa. Isso pode ser feito com a análise dos pontos fortes e fracos da empresa. A melhor pessoa para fazer isso é o gestor, que acompanha a rotina e as dificuldades dos processos, tanto administrativos quanto de vendas – afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow.

Primeiro contato

Os currículos também merecem atenção especial dos empresários, pois é por meio deles que ocorre o primeiro contato. O lojista deve selecionar apenas os que têm as características ou aptidões que procura. Desta forma, o contato pessoal, pela entrevista, poderá ser mais assertivo.

Otimizando o tempo

Antes da entrevista presencial, porém, é preciso um contato telefônico, o que permite conhecer um pouco mais do candidato além do que consta no currículo, como o motivo pelo interesse no cargo, a atual situação profissional e o que poderia agregar à empresa. Fazendo as perguntas antes da entrevista, o lojista ganha tempo, já que os candidatos que não corresponderem aos requisitos da vaga podem ser excluídos do processo seletivo.

Questionamentos

A lista das perguntas, explica Sielichow, varia de empresa para empresa e depende do negócio.

– As exigências profissionais, qualidades, defeitos, experiência na área e visão de futuro precisam estar presentes – cita o dirigente.

As referências dos candidatos podem ser checadas com antigos empregadores e devem ser analisadas com cautela e filtros. O motivo da saída da empresa é o questionamento mais importante. Após a análise, escolha o perfil que mais se encaixe com o negócio.