Inadimplência de consumidor tem 4ª queda mensal

O índice de calotes de consumidores no Brasil apurado pela empresa de dados de créditos Serasa Experian recuou 2,8 por cento em setembro em relação a agosto, na quarta queda mensal consecutiva, informou a…

O índice de calotes de consumidores no Brasil apurado pela empresa de dados de créditos Serasa Experian recuou 2,8 por cento em setembro em relação a agosto, na quarta queda mensal consecutiva, informou a companhia nesta quinta-feira.

Na comparação com setembro de 2012, o indicador caiu 10,8 por cento, encerrando o acumulado do início de 2013 até o mês passado em alta ligeira de 0,7 por cento sobre um ano antes. Anteriormente, de janeiro a agosto, o índice estava em alta de 2,2 por cento.

“A manutenção das baixas taxas de desemprego, o recuo da inflação após as fortes altas verificadas durante o primeiro semestre e a atitude mais cautelosa dos consumidores perante a contratação de novas operações de crédito têm contribuído para queda sistemática da inadimplência ao longo destes últimos meses”, informou a Serasa em comunicado à imprensa.

As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços como telefonia e energia elétrica) e a inadimplência com os bancos foram as principais responsáveis pela queda do indicador, com variações negativas de 2,6 e 2,9 por cento, respectivamente, na comparação com agosto.

Os títulos protestados caíram 20 por cento. Os cheques sem fundos apresentaram variação nula no índice de setembro, segundo a empresa.

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