Brasil terá 80 milhões de usuários de pagamento móvel até 2018

Bancos e operadoras de celular estão se juntando para oferecer o serviço de pagamento móvel

O serviço de pagamento móvel no Brasil tende a crescer bastante até 2018. De acordo com o levantamento da empresa de consultoria Frost & Sullivan, o número de usuários do serviço deve chegar a 80 milhões daqui a cinco anos. A pesquisa mostra que no ano passado o País contava com 500 mil consumidores que realizavam os pagamentos por meios móveis, considerando que o serviço ainda se encontrava em fase inicial e poucos estabelecimentos aceitavam esse tipo de pagamento. Na época, o pagamento móvel atingia 0,3% da população, enquanto, 29% têm cartão de crédito e 56% têm conta em banco. O fato de boa parte dos brasileiros ainda não ter conta corrente é um motivo para as instituições financeiras investirem em outras formas de pagamento. Já a projeção para 2018 é de parcerias entre as operadoras e entre as empresas, para oferecer a nova forma de pagamento e o consumidor decidindo qual é a melhor forma de ele realizar suas compras. Esse cenário já está se realizando, pois operadoras de celular e bancos estão se unindo para promover o pagamento pelo celular, seja por SMS ou por tecnologia de aproximação NFC (Near Field Communication).