Lojistas vão às ruas

Pequenas e médias empresas não suportam mais a bitributação, recolhendo 5% de ICMS, além do Simples Nacional

O varejo se mobiliza para garantir a redução da carga tributária no Rio Grande do Sul. Representantes do importante segmento da economia organizaram manifestação, ontem, em frente ao Palácio Piratini, para exigir o fim do diferencial da alíquota de ICMS sobre produtos comprados fora do Estado. Desde 2009, pequenas e médias empresas, enquadradas no Simples Nacional, recolhem o imposto aos cofres gaúchos. O fim da cobrança está nas mãos do governador Tarso Genro, que deve se pronunciar, até dia 29, sobre o projeto de lei 146/2003, aprovado pela Assembleia Legislativa. Caso decida manter a cobrança. o assunto retorna aos deputados, para definição em plenário. “O Sindilojas Porto Alegre apoia a causa dos lojistas e apela para que o governo acate a extinção da cobrança de 5%, além do Simples Nacional. pois esta caracteriza a bi tributação”. diz o vice-presidente da entidade, Paulo Kruse.