Mercado aposta em aumento na taxa de juro e inflação em queda

Estimativa divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC) aponta para alta de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. A definição da nova base ocorre nesta terça, dia 9, e quarta-feira, dia 10. Atualmente, a taxa básica está em 8%. Neste ano, o BC elevou a Selic em 0,25 ponto percentual em abril, e em 0,5 ponto percentual em maio. Ao final de 2014, a expectativa é que a Selic também esteja em 9,25% ao ano.

O boletim Focus, feito pelo BC com instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos, aponta ainda que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5,81% em 2013, contra 5,87% da estimativa anterior. Para 2014, a projeção subiu pela segunda semana consecutiva, ao passar de 5,88% para 5,90%.

A pesquisa do BC também traz a mediana das expectativas para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que foi ajustada de 4,71% para 4,66% este ano, mantida em 5% em 2014. A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi alterada de 4,79% para 4,96%, este ano, e mantida em 5,5% em 2014. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), as projeções foram ajustadas de 4,84% para 4,88% em 2013, e de 5,26% para 5,40% no próximo ano.