Vendas do varejo sobem 0,5% em abril, informa IBGE

As vendas do comércio varejista restrito subiram 0,5% no mês de abril sobre março, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 13, pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Comércio. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam alta de 0,20% a 3,00%, com mediana de 1,00%.

Na comparação com abril do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 1,6% em abril deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta entre 0,80% e 5,20%, com mediana de 3,00%. Até abril, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 3,0% no ano e de 6,4% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,9% em abril ante março, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma alta de 0,40% a 6,00%, com mediana de 2,45%.

Na comparação com abril do ano passado, as vendas do varejo ampliado cresceram 9,1% em abril deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de um avanço de 6,50% a 17,00%, com mediana de 9,10%. Até abril, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 5,1% no ano e de 7,7% nos últimos 12 meses.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 0,1% no trimestre encerrado em abril.