Lojistas projetam alta de até 10% no Dia das Mães

Tíquete médio do presente ficará em torno de R$ 150,00 neste ano

Faltando menos de um mês para o Dia das Mães, os lojistas começam a se preparar para a data, considerada a segunda melhor em vendas do varejo, atrás apenas do Natal.

A expectativa é de crescimento de 5% a 10% na comercialização de produtos em Porto Alegre em comparação com o ano passado.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre), Gustavo Schifino, o número pode dobrar se as temperaturas começarem a cair.

“O determinante para os negócios neste ano será o clima. Caso o frio aumente, as vendas devem ultrapassar os 5% esperados e alcançar 10%”, afirma.

O motivo é a aposta na procura por itens do setor de vestuário como principal opção de presente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas-Porto Alegre), Ronaldo Sielichow, os lojistas acreditam que o valor médio nas compras de presentes também deve aumentar.

“No ano passado, o gasto médio foi de R$ 130,00. Em 2013, o valor deve se elevar para R$ 150,00.”

Além de roupas, os setores de perfumaria, maquiagens e calçados são os mais visados pelos clientes para presentear as mães.

Apesar da “sugestão” dada no início do mês pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao anunciar a desoneração dos smartphones, os lojistas acreditam que a medida não mudará o comportamento do consumidor neste Dia das Mães.

“A desoneração desses produtos é ainda muito recente e não deve ser determinante para o crescimento nas vendas deste ano”, esclarece Schifino.

“Deve ocorrer um crescimento no setor, mas não será fundamental, pois a moda feminina é a mais procurada para o dia”, diz Sielichow.

Para alavancar as vendas da data, comemorada neste ano no dia 12 de maio, os shoppings da Capital dão início nos próximos dias às campanhas promocionais.

O Praia de Belas Shopping vai sortear dois pacotes turísticos completos para o Club Med Itaparica, na Bahia, e dois vales-compras no valor de R$ 5 mil cada um.

“Para participar, as pessoas precisam apresentar as notas fiscais de compras nas lojas participantes por um cupom com o valor de R$ 350,00”, explica a gerente de marketing do Praia de Belas, Janine Oliveira.

A campanha do BarraShoppingSul deve iniciar no próximo dia 25.

Os clientes que atingirem o valor de R$ 500,00 nas compras podem ganhar prêmios em dobro: eles terão direito a um cupom para a troca por um kit personalizado e poderão participar do sorteio de uma BMW X3.

A gerente de marketing do shopping, Tânia Nascimento, acredita que as vendas devam crescer 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Como em 2012 tínhamos uma campanha que o cupom era gerado apenas a partir do valor de R$ 1,3 mil, este ano devemos atrair um público maior”, ressalta Tânia.

“O Barra possui um horário diferenciado em comparação aos outros shoppings, e isso também é um atrativo”, completa.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais