Consumidores preferem interagir por e-mail ou redes sociais

Cerca de 49% já compraram após receber um e-mail marketing.

Os consumidores preferem que os profissionais de marketing continuem a investir na comunicação por emails e redes sociais ao invés de novas plataformas. É o que afirma a pesquisa conduzida pela ExactTarget, provedora de softwares de marketing interativos, realizada com 1,2 mil consumidores e 400 profissionais de marketing nos EUA.

Cerca de 33% dos entrevistados preferem a comunicação por e-mail e 45% dos profissionais interagem com as marcas por essa plataforma, pois pelo menos 93% dos consumidores assinam ou recebem informações de pelo menos uma empresa, e em média 49% já compraram após receber um e-mail marketing.

O Facebook é segunda plataforma escolhida pelos profissionais para interagir com o consumidor, depois o Twitter. No Facebook, 58% dos consumidores curtem pelo menos uma marca e 21% compram pela plataforma, enquanto no Twitter 46% seguem as marcas.

Edson Barbieri, diretor da empresa no Brasil, lembra o crescimento desses canais no Brasil.“Os profissionais de marketing devem levar em consideração o comportamento e preferência dos consumidores, e os dados mostram que o investimento no atendimento ao cliente é prioridade”. Jeff Rohrs, vice-presidente de pesquisa de marketing e educação da empresa ressalta: “os consumidores estão mudando a interação por meio de um canal para uma relação cross-channel”.