Brasileiro é um dos povos latinos mais propensos a comprar novos produtos

53% dos entrevistados de uma pesquisa disseram estar dispostos a desembolsar bem mais para comprar um produto novo no mercado

O Brasil é um dos países da América Latina mais propenso a experimentar inovações de produtos. Em uma pesquisa feita pela consultoria Nielsen, 62% dos 503 entrevistados brasileiros disseram gostar de ver os fabricantes lançarem novos produtos. A empresa avaliou também outros países do continente, sendo que este percentual ficou em 39% na Colômbia e 36% na Argentina. A média dos latino-americanos foi de 48% – abaixo do nível brasileiro.

Quando os entrevistados foram questionados se estão dispostos a desembolsar mais por produtos que sejam inovadores, o percentual dos que concordam totalmente foi de 53%. Já a respeito da afirmação “sou o primeiro a comprar inovações de produtos”, apenas 11% concordaram que se encaixam completamente neste perfil.

Qual a sua propensão em comprar um produto?

Ainda sobre a mesma base, 38% dos brasileiros afirmaram ser muito propensos a consumir produtos recomendados por familiares. Agora, se recebem uma amostra grátis, 45% disseram ser propensos neste caso. Somente 29% ficam dispostos a adquirir um produto se tem como referência apenas a observação do mesmo em uma loja.

Os casos que tiveram menos inclinações para compras foram: receber informações sobre o produto em textos no celular (6%), mala direta (8%) e ver anúncios do produto em meios de transporte (11%).

Fontes de informações sobre lançamentos

Apesar do sucesso da internet, a TV continua sendo a principal fonte para brasileiros acessarem informações sobre novos produtos: em “propaganda de TV”, 44% dos votos deste quesito o classificam como prioridade. Na mesma base comparativa, o item “receber uma amostra grátis” ficou com 23% da preferência. Considerando toda a América Latina, estas duas avaliações foram de, respectivamente, 45% e 20%, ou seja, o Brasil situou-se acima da média.

Importância da Internet para adquirir informações de novos produtos

Eletrônicos é a classe de produtos que consumidores mais obtêm informações na internet: 44% consideram-na muito importante na hora da compra destes itens. Os livros vêm em 2º lugar, com 36% da preferência. Na América Latina, em geral, esses percentuais são de 40% e 33%, respectivamente.

Por outro lado, os produtos com menos importância de busca na internet são os tecidos/toalhas de papel (10% acham muito importante) e itens para lavar louça (12%). Na América Latina essas quantias são de 10% e 11%.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais