Tecla, a senhora do quintal iluminado

Os vizinhos ficam o tempo todo de olho. É que a senhora instalada no alto de uma escada, a enroscar pequenas lâmpadas nas plantas caídas do telhado, tem 74 anos. Mas é tanta disposição que nem de longe aparenta a idade. Além disso, julga ter experiência suficiente para que ninguém se preocupe. Já se somam anos de natais bem iluminados. – Eles que tirem o olho de mim, porque senão eu despenco mesmo – grita lá de cima, teimosa.

Os cabelos são brancos, a blusa e as unhas, vermelhas. Com essa suspeita combinação de cores fica mesmo difícil escapar do apelido que já se espalhou pela rua em que mora. Tem quase duas décadas que dona Tecla Ody vira a Mamãe Noel do bairro São João, na Capital.

Dispensa fantasias. Irreconhecível fica o quintal de casa. É uma novela que se repete todos os anos: novembro nem chegou e as plantas conservam a beleza ao longo do dia. Mas, em época de Natal, é à noite que ganham vida. E o brilho nem é próprio.

São mais de 40 mil lâmpadas espalhadas pelo pátio. Nem os espinhosos cactos escapam da luz que ofuscaria até os olhares do pessoal que se reúne no presépio – se não fossem de gesso. Iluminação que enche de vida aqueles que formam filas para contemplar.

O trabalho solitário deve estar concluído na segunda-feira. Prevendo o sucesso que se repete quando decora a casa, dona Tecla adiantou-se e foi a primeira a se inscrever na categoria “Casa” no concurso Brilha Porto Alegre.

Por mais de uma vez abriu a porta de casa e deparou com as luzinhas boiando na água da chuva. A coleção de choques e tombos aos se enroscar em fios não é pequena. Os R$ 400 a mais piscando na conta de luz não desmotivam.

Nada desestimula Tecla porque a tradição é antiga. Vem da avó, passou pela mãe e continuará presente na casa dos filhos. O que se perpetua pelas gerações é o desejo de despertar o espírito de Natal: o renascimento, o voltar à vida e refletir sobre ela.

Esse recado os vizinhos já entenderam. Antes que a enérgica senhora empacote novamente cada arranjo para o próximo ano, eles mandam a resposta. Se miram de longe a escada em que sobe a Mamãe Noel, é porque têm motivos de sobra para cuidá-la.

– Essa senhora é a luz da nossa rua – resume Elizabeth Thiessen, moradora da casa em frente.

Brilha Porto Alegre

O QUE É?
– É um concurso cultural que premiará as mais belas iluminações natalinas de Porto Alegre. A promoção é realizada pela CDL Porto Alegre e Sindilojas Porto Alegre, com promoção do Grupo RBS e patrocínio do Banrisul.

COMO PARTICIPAR?
– Até o dia 9 de dezembro, os interessados podem enviar uma foto da decoração natalina pelo site www.brilhaportoalegre.com.br e se inscrever em uma das categorias premiadas. Um dos prêmios é uma viagem a Paris com acompanhante