Cartão de fidelidade no celular

Via aplicativo, consumidor pode acompanhar seus pontos, receber descontos e acessar recompensas

Não é incomum conversar com pessoas que têm, na carteira, uma verdadeira coleção de cartões de fidelidade de estabelecimentos diversos, da farmácia ao restaurante. Pode exigir tempo controlar a quantidade de pontos, saber quando expiram, quantos são precisos para obter algum tipo de vantagem, e por aí vai. Com tantas dificuldades, o consumidor acaba esquecendo de usar o cartão, e assim, o varejista perde o que tem mais valia num programa de fidelidade, que é incentivar a visita e tornar aquele consumidor rotineiro.

De olho nisso, a desenvolvedora de soluções mobile e-Deploy fez uma parceria com a ABF e transferiu para o celular o tradicional cartão de fidelidade. Para ter acesso, basta que o consumidor participante baixe o aplicativo. As franquias Emagrecentro e Cachaçaria Água Doce acabam de lançar seus aplicativos.

Quem baixa o aplicativo da Cachaçaria Água Doce, por exemplo, passa a registrar cada visita direto no celular. Antes, uma cartela de papel era carimbada a cada visita, e ao final, o consumidor ganhava um consumo gratuito (isso, se ele não esquecesse a cartela ou a perdesse). Agora, os “carimbos virtuais” são registrados diretamente no celular, que, esse sim, está sempre no bolso.

O carimbo de frequência é apenas uma das possibilidades. No aplicativo, o consumidor checa a localização das lojas, cardápios, promoções, parcerias que preveem descontos em outras lojas e também pode trocar SMSs gratuitos com outros consumidores que tenham baixado o aplicativo, por meio de comunicações por push. Aliás, para os clientes que autorizem o recebimento de mensagens push, a empresa também passa a enviar comunicados, promoções e alertas para o resgate dos prêmios. “São múltiplos benefícios que otimizam os resultados dos programas, estreitando a comunicação com o consumidor muito além de um cartão de plástico”, ressalta Eduardo Mortari, diretor da e-Deploy, que também enumera entre as vantagens para o varejista a redução de custo, já que não há gastos com manufatura ou reposição do cartão, postagem e logística. “Outras vantagens são a interatividade que o aplicativo permite, assim como a possibilidade de fazer promoções instantâneas”, acrescenta.

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