Brinquedos e roupas serão os principais presentes para o Dia das Crianças

Data deve movimentar cerca de R$ 43,8 milhões na Capital

O Dia das Crianças é uma data que vem ganhando importância no calendário do varejo em Porto Alegre. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre. Segundo o estudo, os gastos com presentes devem ser 11,4% maiores na comparação com 2011. Com este aumento, a estimativa das Entidades do setor é que o 12 de outubro vai movimentar R$ 43,8 milhões no varejo porto-alegrense.

Na data, os principais presenteados serão filhos, netos e afilhados. Conforme o levantamento, a maioria dos entrevistados pretende comprar brinquedos (56,8%) e roupas (48,5%). “Conhecer o que o consumidor projeta comprar para as crianças é uma forma de prepararmos os lojistas. É nosso papel, como representante legal da categoria, identificar as tendências para que o lojista obtenha sucesso em seus negócios”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. “Com este levantamento, colocamos à disposição dos lojistas dados que impactam decisivamente nas estratégias de vendas para a data. Informá-los previamente sobre múltiplas variáveis que envolvem a escolha do presente para marcar o Dia das Crianças é uma importante vantagem comercial”, destaca Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre. O levantamento aconteceu entre os dias 1º a 4 de setembro, com 400 consumidores de todas as regiões da cidade.

Panorama Geral
Do total de consumidores que respondeu a pesquisa, 52,3% pretendem presentear os filhos, 24,5% os netos e 19,3% os afilhados. Cerca de 36% estima gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00 e a forma de pagamento mais citada pelos consumidores é em dinheiro. As compras pagas em cartão de crédito e débito aparecem em segundo lugar, com 27,8% das respostas. O gasto estimado por presente deve ficar em torno de R$ 54,00, sendo que a maioria dos consumidores relatou que comprará em média três presentes e irá contemplar mais de uma criança. Considerando a intenção de gastos em relação a 2011, 41,3% dos entrevistados pretendem gastar mais com os presentes, enquanto que 51% dizem que vão gastar o mesmo valor do ano passado.

A metade dos consumidores consultados pretende comprar os presentes com uma semana de antecedência, enquanto que 27,8% comprarão na véspera ou no próprio dia. Na hora da compra, o desejo dos homenageados é considerado o principal influenciador na escolha dos presentes para 46% dos entrevistados. Se a criança estiver com o adulto no momento da compra, o percentual de influência das crianças no item que será escolhido sobe para 56,8%.

Tipos de presentes preferidos
Os itens que mais apareceram nas respostas do consumidor foram brinquedos (56,8%), roupas (48,5%), calçados (5,3%) e outros (7,8%). Os meninos devem ganhar mais brinquedos (56,9%) enquanto que o presente preferido para meninas são itens de vestuário (50,4%). A pesquisa revela ainda que os brinquedos são os presentes preferidos para crianças até os 10 anos de idade. Para os maiores, as roupas são as escolhidas.

Locais
O Dia das Crianças deve ter concentração de compras em três locais: 54,3% dos entrevistados pretendem comprar em lojas de rua, 38% em shopping e 13% no Shopping do Porto, conhecido como Camelódromo.