Venda online aumenta 21% no primeiro semestre

As vendas online somaram R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, acréscimo nominal de 21% em relação a igual período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem e fazem parte da 26ª edição do Relatório WebShoppers, realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara- -e.net).

Apesar da expansão verificada no período, a e-bit e a Câmara- -e.net revisaram para baixo a meta de crescimento do varejo online neste ano em função do ambiente macroeconômico. De acordo com Pedro Guasti, diretor- -geral da e-bit, a expectativa de expansão nominal das vendas passou de 25% para 20% em 2012 sobre o ano passado, totalizando R$ 22,5 bilhões.

O ticket médio deve ser de R$ 330,00. A e-bit também verificou que mais pessoas utilizaram aparelhos móveis para realizar compras online. De janeiro a junho, 1,3% das compras foram realizadas por smartphones ou tablets. No mesmo período de 2011 esse indicador era de apenas 0,3%.

“Esse crescimento que parece insignificante mostra o quanto ainda temos oportunidades para expandir. Essa onda só cresce”, disse Leonardo Palhares, vice-presidente de estratégias da Câmara e-net. De acordo com a pesquisa, a maioria dos e-consumidores que utiliza smartphones e tablets para comprar pela internet é mulher, com 53% de participação.

No mercado geral (pessoas que efetuaram compras pela internet) a divisão é mais equilibrada: 50% de homens e 50% de mulheres. Esses e-consumidores, separados entre sistema operacional iOs (iPad/iPhone) e Android, também apresentam diferenças no perfil: enquanto o público que utiliza iPad/iPhone é mais feminino (54%), o Android conta com maioria masculina (55%).

A pesquisa revelou também que a principal categoria consumida por esse grupo é a de eletrodomésticos, categoria mais vendida também no e-commerce. A segunda e a terceira posição ficam com livros e saúde, beleza e medicamentos, respectivamente.