Sindilojas Porto Alegre recebe Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Sindióptica-RS

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, e os membros da diretoria da Entidade receberam na terça-feira, dia 14 de agosto, representantes do setor para uma reunião de aproximação e troca de experiências. Participaram o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Vergilio Frederico Perius, o presidente Sindióptica-RS e vice-presidente da Fecomércio, André Roncatto, e o secretário executivo do Sindióptica-RS, Roberto Tenedini.

Para os convidados, Sielichow apresentou a Missão empresarial à China que acontecerá em outubro, o Intensivo em Vendas, que é a nova capacitação da Entidade, e destacou também a Vale Mais, maior promoção do Sindilojas Porto Alegre para o comércio que será realizada em setembro. Na ocasião, Roncatto informou sobre a recente reabertura do Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria, concretizada na sede do Ministério Público estadual, em Porto Alegre.

Segundo ele, que também atua como vice-presidente e coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, o Comitê já priorizou ações, entre as quais a visita com caráter educativo às prefeituras do Litoral Norte que, com a chegada do verão, possui um grande volume de itens falsificados sendo comercializados nas praias.

Já o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, trouxe os números referentes ao cooperativismo no Estado, enfatizando que as Entidades precisam cooperar entre si. “Investir em cooperação é investir na comunidade”, disse. Perius comentou ainda sobre o evento de mobilização sobre o tema que ocorrerá em novembro de 2012, considerado o ano internacional do cooperativismo.

Conforme o dirigente, o RS é o segundo Estado em número de cooperativas, ficando atrás apenas de São Paulo. “Em solo gaúcho, são 1026 cooperativas, somando 2 milhões de associados”, apontou.