Sindilojas Porto Alegre apresenta a missão internacional que levará empresários à China

A missão empresarial do Sindilojas Porto Alegre que levará lojistas para a China foi apresentada ontem, dia 6 de agosto, em encontro na sede da Entidade. Diante de empresários atentos, Thomaz Machado, CEO da ChinaInvest, explicou detalhes sobre o país, abordando sociedade, cultura, infraestrutura e economia. Para Machado, a China tem uma realidade que merece a atenção. “O país é atípico e cheio de contradições. A China é o segundo país que mais registra patentes no mundo, mas também copia e recria muito”, comentou.

O CEO da ChinaInvest acredita que a melhor forma de o empresário avaliar se quer ou não participar daquele mercado é entendê-lo, e a missão realizada pelo Sindilojas Porto Alegre é a oportunidade certa para isso. A programação inclui no roteiro passagem pelas cidades Hong Kong, Xangai e Dubai (nos Emirados Árabes) e visita a 112ª Canton Fair, feira em Guangzhou considerada a maior do país oriental que reúne expositores de vestuário, calçados, produtos de saúde, itens de escritório e alimentação. Na feira, que é a principal atração da viagem para o lojista, Machado adiantou algumas dicas para as negociações, como buscar fornecedores de fontes confiáveis, identificar o fornecedor diretamente e levar material de apresentação em mandarim.

Este é o terceiro ano que o Sindilojas Porto Alegre organiza a missão para viabilizar que os empresários conheçam um dos maiores mercados varejistas do mundo e a expectativa do lojista é de fazer bons negócios.

Denize Baía, proprietária no segmento de vestuário feminino está otimista. “Costumo comprar produtos chineses através do intermediário em feiras nacionais. Já testei a qualidade das mercadorias, o que é fundamental, mas nunca importei diretamente. A missão parece ser uma chance interessante para isso”, disse. Para o presidente do Sindicato, Ronaldo Sielichow, além das vantagens para aquisição de produtos, a China é uma experiência de vida e um mercado que pode servir como um grande benchmarking sobre inovação. “O empresário volta com um olhar diferente sobre o próprio negócio”, disse.

Através do Sindilojas Porto Alegre, os lojistas poderão viajar com condições especiais de pagamento e com toda a estrutura que a ChinaInvest proporciona no pacote como um tradutor para o Português para cada empresa, consultoria para emissão de documentação necessária, traslados entre as cidades visitadas, orientação de visitação durante a feira e outras vantagens.

A viagem tem duração de 14 dias, com saída dia 26 de outubro. A missão empresarial do Sindilojas Porto Alegre conta com o apoio da Fecomércio-RS, CRA-RS e promoção da ChinaInvest.

Informações sobre o valor do investimento e outros detalhes podem ser obtidos com o setor comercial do Sindicato pelo telefone (51) 3025-8300 e email comercial@sindilojaspoa.com.br