Restituição do IR aos contribuintes gaúchos chega a R$ 150 milhões

Segundo a Receita, quase 160 mil pessoas foram contempladas no RS. Do montante total, a maioria se refere ao exercício de 2012.

Estão liberadas a 159.229 gaúchos as consultas ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2012. De acordo com a Receita Federal, o montante destinado aos contribuintes do Rio Grande do Sul é de R$ 150 milhões. Do total, 96% se refere ao exercício de 2012 e o valor restante percente aos anos de 2008 e 2011. A consulta pode ser feita já nesta terça-feira (10) pelo site do órgão ou pelo telefone 146. O valor, no entanto, só estará liberado na próxima sexta-feira (16).
saiba mais

Receita libera consulta a maior lote de restituição da história do IR
O lote aberto nesta terça para consultas pagará R$ 2,6 bilhões a 2,46 milhões de contribuintes, segundo o Fisco. As restituições são relativas ao segundo de restituição do IR de 2012 (R$ 2,52 bilhões para 2,43 milhões de contribuintes) e aos lotes residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008. Com a liberação, a Receita Federal superou o recorde anterior, de R$ 2,5 bilhões, pago em junho deste ano para 1,88 milhão de contribuintes. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.