Sindilojas Porto Alegre sugere melhorias para o poder público

Na terça-feira, 12 de junho, o Sindilojas Porto Alegre, integrou o painel Posturas Municipais Relacionadas ao Desenvolvimento do Comércio, realizado pela Comissão Especial da Câmara Municipal, que está revisando o Código de Posturas da Capital. O Superintendente do Sindicato, Marcio Allegretti, participou do evento, e destacou à Comissão algumas dificuldades enfrentadas pelos lojistas na Cidade.

Allegretti sugeriu que o município forneça apoio técnico para adequação das fachadas das lojas. “”A sobrevivência do comércio de rua depende da visibilidade da loja””, afirma. O superintendente do Sindilojas também reivindicou mais disponibilidade de espaços publicitários no mobiliário urbano, com tabela diferenciada para os pequenos lojistas.

Também foi defendido um maior regramento para o uso de calçadas e estacionamentos e para a realização de feiras em Porto Alegre, especialmente as que comercializam roupas, calçados e bazar. O Superintendente sugeriu que a nova regulação inclua, entre outras medidas, o veto ao trânsito de carros-fortes sobre as calçadas, a revitalização da Rua da Praia, padronizando o calçamento entre a Praça da Alfândega e a Marechal Floriano e maior integração entre secretarias e departamentos municipais para consertos e tubulação e reparos no calçamento, além de maior disponibilidade de vagas de estacionamento para clientes dos estabelecimentos de rua, e criação de estacionamentos subterrâneos no Centro Histórico.

Allegretti ressaltou que a entidade representa mais de 18 mil lojistas da Capital e de Alvorada, dos segmentos como vestuário, calçados, acessórios, joalherias, materiais de construção, móveis e decoração, eletroeletrônicos, informática, pet shops, livrarias, flores e plantas.