Como as empresas devem adaptar seus sites para a mobilidade ?

O avanço da mobilidade traz a tona de uma nova etapa para a internet. Se há dez anos atrás as pessoas precisavam criar um site só para estar na internet e há pouco mais de um ano era obrigatório estar nas redes sociais, a bola da vez em 2012 será o site móvel.

Já são mais de 230 milhões de celulares no Brasil e cerca de 30 milhões com acesso a internet. No mês de outubro, por exemplo, a operadora Claro divulgou que a cada dois celulares vendidos em suas lojas, um deles é smartphone.

No entanto, como as empresas devem adaptar seus sites para a mobilidade?

Agilidade
Em primeiro lugar o principal questionamento é que a agilidade deve sempre ser o ponto número um. Muitas vezes o contato com o consumidor final será durante a espera de um ônibus ou um sinal vermelho.
Se sua empresa for um estabelecimento com atendimento ao público, outro fator fundamental é expor de forma clara e objetiva o horário de funcionamento, o endereço, de preferência com integração com o Google Maps, e o telefone de contato. Vale lembrar que, assim como o e-mail nos websites, o telefone pode ser transformado em um link nos sites móveis, com a função de ligação direta.

Conteúdo reduzido
O conteúdo também será peça chave e deve seguir a mesma regra de clareza e objetividade: textos curtos, pouca rolagem e imagens leves. Vale lembrar que as maiorias dos dispositivos móveis não são compatíveis com o flash, por isso, um gif animado bem planejado pode funcionar para atrair a atenção do usuário.

Além disso, procure selecionar três ou no máximo quatro sessões para o seu site. Ter um menu muito grande só irá dificultar a vida do seu usuário.

Aproveite a oportunidade
Lembre-se: Se o consumidor acessou seu site, você já está na palma de sua mão. Por isso, dê a ele a oportunidade de baixar um conteúdo exclusivo e compartilhar o que é relevante nas redes sociais. O botão curtir logo na home, pode impulsionar o seu crescimento no facebook.