Parceria viabilizará revitalização do calçadão da Rua da Praia

Sindilojas Porto Alegre, Prefeitura Municipal, Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul (Asbancos) e outras entidades formalizaram, no dia 24 de maio, o projeto executivo para a revitalização do calçadão da Rua da Praia, no Centro Histórico da Capital.

O contrato com a empresa Aerogeo, para a prestação de serviços, foi assinado na sede da associação, na rua dos Andradas. A iniciativa é uma adesão da associação ao projeto Minha Calçada, do movimento Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.

O projeto contemplará a reestruturação subterrânea e do piso do trecho da rua dos Andradas, entre as ruas General Câmara e Marechal Floriano Peixoto, conhecido como “Calçadão da Rua da Praia”, importante e histórica via pública de Porto Alegre. O trabalho inclui projeto para as redes subterrâneas de serviços, como água, esgoto, energia e rede lógica. O tipo de cobertura para o passeio será definido após o estudo, com base nas normas já estabelecidas na legislação municipal. A estimativa é que o projeto executivo seja apresentado à prefeitura dentro de seis meses.

“Não é um simples projeto, é a qualificação da rua mais importante da cidade, por onde passam cerca de 200 mil pessoas por dia”, afirmou o prefeito. Fortunati disse que a intenção é melhorar os aspectos estéticos e também de acessibilidade do calçadão. Conforme o prefeito, a partir de agora, a prefeitura começa a buscar recursos para a execução da revitalização. “Vamos começar a trabalhar com a empresa que fará o projeto porque agora teremos a noção de quanto irão custar as melhorias”. “É com alegria que estamos podendo fazer esse apoio de contratação da empresa que vai preparar o projeto para a prefeitura executar a obra depois. Recebemos essa boa provocação da prefeitura”, disse o presidente da Associação dos Bancos, Túlio Zamin.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a iniciativa será um marco importante na revitalização do Centro Histórico. “”A Rua dos Andradas é um dos pontos com maior circulação de público em todo o Rio Grande do Sul, com a renovação o comércio do Bairro todo será beneficiado””, afirma.