Redução do IPI e da taxa de juros podem ter refletido em maior endividamento dos gaúchos

Cartões de crédito, carnês, crédito pessoal e financiamento para compra de automóvel são os tipos de dívidas mais recorrentes entre as famílias do Estado. É o que revela a PEIC-RS (Pesquisa de…

Cartões de crédito, carnês, crédito pessoal e financiamento para compra de automóvel são os tipos de dívidas mais recorrentes entre as famílias do Estado. É o que revela a PEIC-RS (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas), divulgada nesta quinta-feira (26) pela Fecomércio-RS. E o total dos débitos em aberto alcança 63,4% dos gaúchos, variação acima na comparação com março (53,2%) e similar ao resultado de abril do ano passado (63,3%).

A parcela da população endividada é um reflexo, segundo economistas da Fecomércio-RS, após período de quitação de parte das dívidas contraídas na época do Natal, de medidas como redução do IPI de eletrodomésticos, que em geral são adquiridos a prazo, e da redução das taxas de juros, que podem estar implicando o aumento do endividamento. Além disso, a magnitude atípica da queda do indicador em março torna natural uma elevação em abril. Ainda assim, o percentual de famílias endividadas mantém-se abaixo de sua média histórica (69,3%).

A parcela de famílias que se declaram muito endividadas subiu de 11,8% em março para 15,2% em abril, retornando ao patamar de fevereiro deste ano. O tempo de comprometimento com dívidas aumentou de 7,4 meses em março para 8,4 meses em abril, movimento coerente com a formação de novas dívidas. Apesar disso, “dada a evolução dos últimos anos, podemos avaliar que os números do endividamento estão sob controle, dentro do esperado”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi.

O dirigente lembra que mesmo com elevação do endividamento, a parcela da renda comprometida com dívidas apresentou redução de 37,1% em março, para 32,9% em abril. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (80,2%), carnês (32,8%) e crédito pessoal (27,6%).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais