Ponto eletrônico em vigor

O Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE) começou a valer, a partir de ontem, para as empresas com mais de dez empregados que já usam equipamento eletrônico para o registro da jornada de trabalho nas…

O Sistema de Registro de Ponto Eletrônico (SRPE) começou a valer, a partir de ontem, para as empresas com mais de dez empregados que já usam equipamento eletrônico para o registro da jornada de trabalho nas áreas da indústria, do comércio em geral e de serviços. As empresas que mantêm controle mecânico (cartão) ou manual (escrito) do ponto não precisam mudar o sistema.

Desde que a portaria 1.510, que prevê a obrigatoriedade, foi editada, em agosto de 2009, ocorreram cinco adiamentos. No último, em dezembro de 2011, o Ministério do Trabalho havia adiado a implantação do novo ponto eletrônico por meio de datas diferenciadas, de acordo com os setores e o tamanho das empresas.

Depois da indústria, do comércio e de serviços será a vez, a partir de 1 de junho, das empresas que exploram atividade agroeconômica. E, a partir de 3 de setembro, são as micro e pequenas empresas que devem se adaptar. O texto prevê que nos primeiros 90 dias após a entrada em vigor da obrigatoriedade, a fiscalização terá caráter de orientação. Nas duas primeiras visitas à empresa, o auditor-fiscal dará prazo de 30 a 90 dias para adaptação. A partir da terceira visita é que começa a ação repressiva.

A medida divide opiniões de empresários e representantes do governo. Há quase três anos, eles travam disputa jurídica pela implementação (ou não) do novo registro eletrônico. O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas POA), Ronaldo Sielichow, reafirmou ontem a posição contrária da entidade para as novas regras. “Essa portaria vai gerar altos custos”, argumenta.

Veja também

    Noticias

    Evento da Fecomércio RS apresenta cenários econômicos para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub: um destaque da inovação em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Crescimento de 0,4% em outubro: segue a recuperação do varejo no país

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Mercado de usados ganha força no RS: guia orienta tratamento fiscal e tributário...

    Veja mais