Número de consumidores em sites de e-commerce cresce 30% em 2011
SÃO PAULO – O número de consumidores brasileiros em sites de comércio eletrônico cresceu 30% em 2011, ante o ano anterior. As compras do final do ano foram as principais responsáveis pelo resultado. Segundo…
SÃO PAULO – O número de consumidores brasileiros em sites de comércio eletrônico cresceu 30% em 2011, ante o ano anterior. As compras do final do ano foram as principais responsáveis pelo resultado. Segundo o estudo 2012 Brazil Digital Future in Focus, realizado pela comScore, entre as categorias de sites analisados, os de comparação de oreços tiveram mais adesão pelos brasileiros, sendo revelado que um em cada três consumidores acessou sites da categoria em dezembro do ano passado. De acordo com levantamento, foram realizadas 6,9 bilhões de buscas on-line em dezembro do ano passado, um aumento de 37%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O pico das buscas foi entre os meses de outubro e novembro, quando os consumidores começam a pesquisar preços para as compras de final de ano.
Navegação
Segundo revela a pesquisa, o Brasil é o sétimo maior mercado de internet no mundo, com 46,3 milhões de usuários a partir dos 15 anos, que acessam a rede de casa ou do trabalho. O levantamento mostra que o número de usuários aumentou 16% em relação ao ano anterior. Em média, esses internautas passaram 26,7 horas on-line em dezembro do ano passado, um aumento de 10% na comparação ao ano anterior. Os portais foram os sites mais visitados pelos internautas brasileiros, com 39,2% do total de minutos navegados em dezembro de 2011, seguidos pelas redes sociais, com 23%. Os celulares e tablets continuam mudando o panorama digital, respondendo por 1,5% de todo o tráfego digital no Brasil em dezembro de 2011. Desse total de atividade, mais de 42% das pageviews foram originadas em tablets.
Redes sociais e vídeos
No ano passado, o Facebook ultrapassou o Orkut em dezembro, com 36,1 milhões de visitantes brasileiros, um aumento de 192% em relação ao ano anterior. Foram mais de quatro horas destinadas ao site. No último mês do ano passado, os brasileiros viram mais de 4,7 bilhões de vídeos on-line, um aumento de 74% em relação a 2010. O crescimento foi impulsionado por um aumento de 19% em visitantes únicos e de 46% em vídeos por visitante, e ver vídeos se consolidou como uma das atividades on-line mais importantes.