Inscrições abertas para o Prêmio Qualidade RS 2012

Organizações de todo o Estado têm até o dia 6 de fevereiro para se inscreverem no maior evento do mundo na área da qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), e que…

Organizações de todo o Estado têm até o dia 6 de fevereiro para se inscreverem no maior evento do mundo na área da qualidade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), e que reúne mais de 6 mil pessoas. O Prêmio viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade.

As organizações com adesão ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) interessadas em participar da 17ª edição do Prêmio Qualidade RS, o “Oscar da Qualidade”, maior evento do mundo na área da qualidade, que reúne mais de 6 mil pessoas na Fiergs, já podem se inscrever. O evento, promovido pelo PGQP, será realizado no dia 17 de julho e as inscrições se encerram no dia 6 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas no hotsite: http://www.portalqualidade.com/pgqp/premio2012/ ou pelo telefone (51) 3221.2663.

“Reconhecido mundialmente pelo método de avaliação e pela grande adesão das organizações gaúchas, o Prêmio Qualidade RS já foi concedido a 629 empresas, em 16 anos. Percebemos que o interesse pela avaliação da gestão cresce cada vez mais no Estado, e a melhor maneira de mensurar os resultados obtidos é participando dessa disputa”, avalia o coordenador Executivo do PGQP, Luiz Pierry.

O Prêmio Qualidade RS foi criado pelo PGQP em 1996 para incentivar e reconhecer as organizações gaúchas que mais se destacam na busca pela melhoria contínua do seu sistema de gestão. As categorias são Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Caminho para a inovação

De acordo com a gestora do Prêmio Qualidade RS, Emanuela Schneider, a novidade nesta edição é que as candidatas aos troféus Ouro e Diamante, além de serem avaliadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), também terão considerado o seu desempenho no Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (SAGRI), nova ferramenta do PGQP lançada em 2011. “O objetivo é estimular as organizações em estágio avançado na gestão que também alcancem novos resultados por meio da inovação”, destaca Emanuela.

Reconhecimento e competitividade

Ao participar do Prêmio Qualidade RS, as organizações recebem a avaliação de seu sistema de gestão, por meio de uma avaliação externa, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente. O modelo desenvolvido pelo PGQP proporciona uma avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal. Ao final do processo, ao receber o Relatório de Avaliação, as lideranças das organizações participantes recebem os pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do qual pode ser estruturado um consistente plano de aperfeiçoamento das práticas gerenciais. O Prêmio também viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.

Critérios

O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juízes. É recomendado ter participado das três etapas do Sistema de Avaliação da Gestão: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa.

SOBRE O PGQP

Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter e do Conselho Diretor Ricardo Felizzola. O Programa atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 9,5 mil organizações associadas e uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais