Dez dicas para administrar melhor o seu tempo

Um dos maiores desafios de quem tem que manter a produtividade em alta (que é o caso de todos os empreendedores) é administrar bem o tempo e conseguir conciliar o trabalho com a vida pessoal. Existem diversos…

Um dos maiores desafios de quem tem que manter a produtividade em alta (que é o caso de todos os empreendedores) é administrar bem o tempo e conseguir conciliar o trabalho com a vida pessoal. Existem diversos cursos e livros sobre gerenciamento de tempo, mas o que pode ajudar você a, efetivamente, tirar o máximo proveito do tempo para cuidar do seu negócio?

Para os colunistas do site norte-americano Entrepreneur.com Joe Mathews, Don Debolt e Deb Percival, existem dois tipo de tempo: o tempo do relógio e o tempo real. No primeiro, um minuto tem 60 segundos, um dia tem 24 horas e um ano tem 365 dias. Mas no tempo real, isso é completamente relativo. Ele se arrasta ou voa dependendo do que você está fazendo. Com base nisso, eles pensaram em 10 atitudes que vão fazer o seu tempo render mais.

É tudo relativo

A boa notícia que essa diferença entre tempo do relógio e tempo real traz é que o tempo real, aquele que realmente importa para a nossa produtividade, é mental, ou seja, você o cria e o controla. Como empreendedor, você é afastado de sua atividades constantemente para resolver imprevistos. É praticamente impossível evitar as interrupções, mas você pode controlar quanto tempo irá gastar com elas, e quanto tempo vai dedicar às coisas que realmente importam, seja profissionalmente ou na vida pessoal.

Para fazer isso, pratique as seguintes técnicas

1- Acostume-se a usar uma agenda e anote todos os seus pensamentos, conversas e atividades para uma semana. Isso vai ajudar você a entender o quanto você consegue realizar durante um dia e para onde seus minutos preciosos etão indo. Você terá uma boa visão de quanto tempo é gasto realmente produzindo algo, e quanto é gasto em pensamentos, conversas e ações improdutivas.

2- Qualquer atividade ou conversa que seja importante para o seu sucesso deve ter uma hora designada para ele. Agende reuniões com você mesmo e crie horários que são dedicados aos pensamentos, conversas e atividades mais importantes.

3- Planeje-se para expandir em pelo menos 50% o tempo que você dedica a pensamentos, atividades e conversas que produzam mais resultado.

4- Tente agendar tempo para as interrupções. Utilize, por exemplo, o conceito de ter “horário comercial”. Ele é um sinônimo de “interrupções planejadas”.

5- Dedique ao menos 30 minutos de todos os seus dias para planejar o seu dia, e decidir o que quer realizar. Não comece a fazer nada sem fazer isso antes.

6- A cada atividade realizada, tome cinco minutos para refletir se você alcançou o resultado desejado. Se não, o que faltou? O que poderia ter sido feito diferente?

7- Saiba o momento de se isolar e não deixar ninguém o interromper quando você precisa se dedicar a algo importante.

8- Completando a dica anterior, saiba desligar-se dos canais de comunicação, como telefone celular, MSN, rádios ou e-mails. Não dê atenção instantânea aos outros se não for importante de verdade para o seu negócio.

9- Evite trabalhar com páginas de mídias sociais abertas.

10- Lembre-se de que é praticamente impossível fazer tudo o que você quer no tempo que deseja. Mantenha em mente que 20% de suas ações, pensamentos e conversas geram 80% dos resultados que você deseja.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais