No mês do Natal, 66,3% das famílias gaúchas afirmam ter dívidas

A época de maior consumo no ano já se reflete no nível do endividamento do gaúcho. Foi o que demonstrou o patamar de endividamento das famílias no Estado, que registrou 66,3% em dezembro, resultado um pouco…

A época de maior consumo no ano já se reflete no nível do endividamento do gaúcho. Foi o que demonstrou o patamar de endividamento das famílias no Estado, que registrou 66,3% em dezembro, resultado um pouco abaixo dos 68,0% de dezembro do ano passado, mas maior que o percentual de novembro (53,2%). Após alguns meses de valores muito baixos, o endividamento retornou para um nível mais próximo de sua média histórica.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (PEIC-RS), realizada pela CNC e divulgada nesta quinta-feira (22) pela Fecomércio-RS, mostra ainda que o aumento reflete, em parte, a sazonalidade do período, visto que dezembro é um mês de maior consumo, devido às festas de final de ano, o que é revertido em contração de novas dívidas no período.

Além disso, os resultados dos últimos dois meses pareceram excessivamente baixos para a época do ano, o que, naturalmente, provoca o aumento em dezembro. Apesar da elevação do endividamento, a parcela de famílias que se declaram muito endividadas decresceu de 17,9% em nov/11 para 12,0% em dez/11.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a queda ante o mesmo mês de 2010 reflete o crescimento mais brando do consumo e taxas de juros mais altas ao longo de 2011 na comparação com o ano passado, além de um cenário mais restritivo no que diz respeito à oferta de crédito.

As principais dívidas apontadas pela pesquisa são as de cartão de crédito (70,4%), carnês (41,2%) e financiamento de automóvel (15,3%).

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais