Apenas 7,5% das empresas brasileiras usam tecnologia mobile para se relacionar com consumidor

Setores deTelecomunicações, Bancos e Indústrias Digitais se destacam em pesquisa sobre a ferramenta

Cerca de 7,5% das empresas brasileiras estão usando cada vez mais a mobilidade em sua comunicação com o cliente em 2011. No ano passado, apenas 5% das companhias usavam a tecnologia, segundo a pesquisa “A Presença Mobile das 500 Maiores Empresas do País”, realizada pela agência Mowa. O estudo teve como critérios a utilização de SMS, aplicativos, sites móveis e plataformas para tablets.

O setor de Telecomunicações é o segmento que mais usa a mobilidade, com participação de 33% das empresas. Já o Varejo e Bens de Consumo possuem apenas 2% de ações que utilizam a plataforma para se relacionar com o consumidor. O uso do SMS cresceu 30% em relação a 2010, quando foi contabilizado o total de 22%. A ferramenta também é principalmente utilizada por empresas de Telecomunicações (47%), Varejo (42%), Serviços (31%), Transportes (28%) e Bancos (20%).

Os sites móveis registraram um aumento de 44%, em relação ao ano passado, com 17% das empresas usando a ferramenta de comunicação. O destaque deste segmento são os Bancos (35%), Telecomunicações (33%), Digital (20%) e Farmacêutico (18%). Houve um crescimento de 48% na criação de aplicativos móveis, contabilizando 21% das companhias empregando a tecnologia. No ano passado, o número registrado na categoria era de 14%. Neste setor, lideram a Indústria Digital (40%), Telecomunicações (33%) e Bancos (30%).

Este é o segundo ano em que a pesquisa é realizada, e o primeiro em que os tablets foram inclusos. Segundo o levantamento, 13% das companhias brasileiras desenvolveram ferramentas de comunicação para os aparelhos. Os destaques da categoria são o setor de Diversos (38%), Bancos (30%) e Digital (30%).