Consumidor terá cartilha para o uso consciente do cartão

SÃO PAULO – Os consumidores terão cartilha com informações sobre o uso consciente do cartão. A iniciativa é da Abecs (Associação Brasileira das Empresas das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). A partir dessa semana, a associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamentos, começará a distribuição da cartilha: “Cartão: A dica é saber usar”. Segundo o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, o projeto é fundamental para disseminar noções de educação financeira entre os consumidores.

Conteúdo

De forma clara e didática, a cartilha apresenta aspectos básicos relacionados ao cartão de crédito, a exemplo do processo de aquisição, contrato, limite de crédito, crédito rotativo, tarifas e formas de parcelamento. A publicação traz ainda informações detalhadas no sentido de explicar ao consumidor todos os itens que fazem parte de uma fatura, as obrigações do usuário, dicas de segurança, como evitar dívidas e dicas para o uso consciente do cartão.

Cenário

Segundo dados de pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela Abecs, no final de 2010 cerca de 71% da população, ou seja, aproximadamente 17 milhões, afirmou que utiliza o cartão como meio de pagamento. “A cartilha é uma evolução da nossa campanha educativa A Dica É Saber Usar, iniciada no ano passado, e tem com o objetivo principal orientar a população sobre a utilização consciente do cartão de crédito. A finalidade é oferecer informação simples e direta e esclarecer dúvidas, evitando assim o endividamento e aumento da inadimplência”, destaca Claudio.

Distribuição

A Rua 25 de março será o primeiro local a receber 24.000 cartilhas, já que é o mair centro de comércio popular de São Paulo. Por lá, circulam cerca de 400 mil pessoas por dia, segundo dados da Univindo (Uniçao dos Lojistas da Rua 25 de março e Adjacentes). A distribuição dos exemplares será feita em parceria com a Associação, que congrega atualmente 400 associados na região. Posteriormente, a Abecs expandirá a distribuição para outros locais de grande movimento.