Saques do seguro-desemprego podem cair, diz especialista

SÃO PAULO – A redução dos níveis de desemprego possivelmente fará com que as retiradas do seguro-desemprego recuam nos próximos anos, avaliou o economista do Dieese (Departamento Intersindical de…

SÃO PAULO – A redução dos níveis de desemprego possivelmente fará com que as retiradas do seguro-desemprego recuam nos próximos anos, avaliou o economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos), Sérgio Mendonça. Segundo a análise de Mendonça, publicada pela Agência Brasil, a alta taxa de rotatividade dos empregados, em conjunto com um nível de emprego formal elevado, faz com que um maior número de pessoas tenha acesso ao seguro-desemprego, aumentando consequentemente as retiradas.

Taxa de rotatividade

De acordo com o especialista, a alta taxa rotatividade no mercado de trabalho é um dos elementos fundamentais que colaboram para o alto número de saques do seguro-desemprego, e, por isso, a recomendação do economista é de que sejam desenvolvidas políticas que reduzam essa realidade. “Se temos 30 milhões de pessoas em empregos formais e uma taxa de rotatividade de 20%, serão 6 milhões de pessoas sacando o seguro-desemprego. Se tivermos 40 milhões de pessoas em empregos formais e a mesma taxa de rotatividade, serão 8 milhões de pessoas sacando o seguro”. Trabalhar para que os trabalhadores permaneçam mais tempo no emprego e recebam melhor qualificação também são estratégias que ajudariam na busca por menores taxas de saques de seguro-desemprego.

Dados

Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2010, aproximadamente 7,4 milhões de trabalhadores receberam o seguro-desemprego, ao passo que em 2009 o total ficou em cerca de 7,8 milhões.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais