Mais 999 novas lojas em shoppings no RS até 2013

Expansão de centros de compras consolida o Rio Grande do Sul como o quarto maior polo no país

Até o primeiro semestre de 2013, o Estado deverá ganhar 999 lojas em shoppings. Os novos pontos serão…

Expansão de centros de compras consolida o Rio Grande do Sul como o quarto maior polo no país

Até o primeiro semestre de 2013, o Estado deverá ganhar 999 lojas em shoppings. Os novos pontos serão distribuídos em oito centros de compras em construção e ampliação, mostra uma pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Com a expansão, o Rio Grande do Sul se consolida como o quarto polo no país em número de complexos comerciais e de serviços, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porto Alegre deverá ter abertas 436 lojas em três empreendimentos, e o restante será no Interior.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), são 32 centros de compras em operação no Estado. O crescimento maior em cidades menores é uma tendência de direcionamento dos investimentos para fora das capitais, mais saturadas, diz o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva. – Há 20 anos, as capitais concentravam 70% dos shoppings do país. Hoje está 50% a 50% e, até 2013, o Interior vai ultrapassar – diz Silva, creditando o avanço do shoppings centers no Brasil ao crescimento da economia impulsionado pelo consumo interno, à tentativa da população de fugir do caos urbano e a maior sensação de segurança em relação às ruas.

Em Porto Alegre, existem pelo menos mais 13 projetos em fase de estudo ou em tramitação na prefeitura. O principal investidor na cidade é o grupo Zaffari. Na zona norte da Capital, o Bourbon Shopping Wallig tem a previsão de inauguração da primeira fase no segundo semestre deste ano. A primeira etapa, com um investimento de R$ 250 milhões, terá 237 lojas.

O grupo gaúcho planeja ainda outros três empreendimentos. Um novo shopping Bourbon será erguido no bairro Santa Cecília, e o projeto está em fase de aprovação na prefeitura. Outro investimento será feito entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas. Ainda está em estudo, “e a bandeira ainda não está definida”, informa o Zaffari. Um centro comercial também está em análise no bairro Bela Vista. Do grupo Isdra, está em construção e deve estar concluído até o próximo ano na cidade o Shopping Floresta, também na zona norte.

Diretor vê espaço para crescer ainda mais

A pesquisa da Alshop mostra ainda que o país encerrou 2010 com 766 shoppings e 99 mil lojas. Até o primeiro semestre de 2013, foram detectados outros 124 em obras, que – com um investimento de aproximadamente R$ 6,3 bilhões – disponibilizarão mais 20 mil lojas. Para a Alshop, ainda há muito espaço para crescer. – O Canadá tem 8 mil shoppings – compara Silva.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais