Inadimplência com cheques acelerou para 1,83% em fevereiro

SÃO PAULO – O volume de cheques devolvidos no País voltou a subir no segundo mês deste ano, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta segunda-feira (21). A…

SÃO PAULO – O volume de cheques devolvidos no País voltou a subir no segundo mês deste ano, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundo, divulgado nesta segunda-feira (21). A inadimplência com cheques em geral acelerou para 1,83% em fevereiro, alta de 0,13 ponto percentual frente a janeiro. Neste mês, pelas contas da instituição, foram devolvidos 1,49 milhão de cheques. No mesmo período de 2010, no entanto, o percentual registrado foi de 1,85%. No segundo mês do ano passado, de acordo com a Serasa, foram devolvidos 1,60 milhão de cheques.

Preferências

Segundo os economistas da Serasa Experian, os cheques sem fundos voltaram a subir em fevereiro 2011, na comparação com janeiro, por conta do maior comprometimento de renda do consumidor com dívidas. Neste período, as compras parceladas no Natal, os gastos nas férias e as despesas típicas de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares) pressionam o orçamento familiar e abrem espaço para os cheques sem fundos. Além disso, a política monetária voltada para o controle da inflação, via elevação dos juros, tem impactado as finanças daqueles consumidores mais endividados, que se financiam com dívidas mais caras, a exemplo do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, deixando menos recursos disponíveis para o pagamento de outros compromissos.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais