Planalto manda projeto esta semana

Governo avalia que tem maioria para aprovar piso, mas oposição defende piso de até R$ 600

Depois de uma reunião entre o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, e líderes dos partidos da base aliada, o governo concluiu que tem maioria para aprovar o salário mínimo de R$ 545. O projeto será enviado ainda nesta semana ao Congresso.

A expectativa é colocar o texto em votação na semana que vem. A proposta é manter até 2014 a política de ajustar o salário mínimo levando em conta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, mais a inflação do último ano. A estratégia, segundo Vaccarezza é votar o aumento em sessão extraordinária para evitar medidas provisórias que tranquem a pauta.

Embora a presidente Dilma Rousseff tenha avisado aos partidos aliados e aos sindicalistas que não negocia mais nada em torno do salário mínimo, fixado em R$ 545, a oposição tenta elevar o reajuste. Mas os partidos de oposição não chegaram ainda a um acordo sobre que posição terão na discussão. Por exemplo, no PSDB, a ala ligada ao ex-governador de São Paulo José Serra defende R$ 600 para o mínimo. A ala vinculada ao senador Aécio Neves propõe R$ 565. A intenção é buscar dissidências na base aliada de Dilma.

Começam as negociações para novo salário regional

No Palácio Piratini, foi realizado ontem o primeiro encontro entre governo e representantes de seis centrais sindicais para definir uma proposta de reajuste, a ser encaminhada à Assembleia Legislativa ainda em fevereiro. As centrais pedem reajuste de 17,33%. De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, governo do Estado e centrais sindicais iniciaram processo de abertura de negociações: – Recebemos a proposta. Em cima da análise, encaminharemos a matéria para a Assembleia. O salário mínimo regional gaúcho atinge 1,13 milhão de trabalhadores e é dividido em quatro faixas que vão de R$ 546,57 a R$ 594,42.