Venda de ar condicionado sobe 80% e preços caem em Porto Alegre

O split tem sido mais procurado que o ar condicionado de janela. A venda desses aparelhos com capacidade mais baixa, usados em residências e escritórios, aumentou 80% no último ano, segundo a Associação Sul Brasileira de Refrigeração e Ar Condicionado. O calor estimula a compra, mas as empresas atribuem o resultado ao aumento da renda do brasileiro, em especial da Classe Média. Estima-se que apenas um terço das moradias tenha ar condicionado no Brasil. O aparelho deixou há tempo de ser artigo de luxo. Portanto, um mercado ainda com grande potencial, observa o diretor de Relações Institucionais da ASBRAV, Eduardo Muller. Como outros eletroeletrônicos, os preços de um ano para o outro têm caído, motivados pelo avanço da tecnologia e pela desvalorização do dólar. Só que no verão, o ar condicionado fica mais caro do que no inverno tradicionalmente. Mas, na última semana, as liquidações de Porto Alegre já começam a se refletir no preço. Já foi compensada nestes últimos dias a alta de quase 10% dos 30 dias anteriores, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

Internet

Pesquise sempre! Em uma busca rápida pela Internet, encontrei modelos iguais de ar condicionado com diferenças de mais de R$ 200 de uma loja para outra.

Fronteira

Muita gente tem comprado ar condicionado nos freeshops da fronteira. Mas atenção: a cota máxima por pessoa é US$ 300. É preciso pagar para a Receita Federal o tributo sobre o valor excedente. Senão, multa, apreensão e mais ainda o imposto não pago.

Instalação

Liguei para 5 instaladores de ar condicionado de Porto Alegre. Tem quem consiga instalar até na próxima semana, mas o valor é bem mais alto. Os demais pediram entre 3 e 5 semanas para instalar o aparelho.