Forte calor alavanca venda de aparelhos
O calor intenso das últimas semanas vem aquecendo as vendas de aparelhos de ar-condicionado, splits e ventiladores. Apesar de os itens serem próprios da estação, é possível obter bons descontos no…
O calor intenso das últimas semanas vem aquecendo as vendas de aparelhos de ar-condicionado, splits e ventiladores. Apesar de os itens serem próprios da estação, é possível obter bons descontos no pagamento à vista ou condições facilitadas de pagamento a prazo. A aposentada Christina de Almeida aproveitou a manhã de ontem para pesquisar preços e produtos, já que pretende adquirir um ar-condicionado e obter uma boa economia. “Estou olhando os valores, pesquisando marcas.”
Segundo o gerente de uma loja no centro da Capital Emerson Pagliarini, as vendas de condicionadores de ar aumentaram 30% sobre o mesmo período de 2010 e a expectativa é de que os negócios continuem acelerados. Os lojistas aproveitam a venda desse tipo de produto para garantir outras, já que muitos clientes se sentem atraídos pelas liquidações de verão e acabam comprando mais alguma coisa em função dos descontos avantajados.
Dependendo do estabelecimento, os descontos podem ultrapassar 50% em algumas lojas. Os comerciantes anunciam produtos mais baratos e prazos alongados para atrair clientes nessa época de pós-Natal. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Ronaldo Sielichow, essas promoções são importantes para alavancar negócios, para os lojistas renovarem estoques e para os clientes adquirirem produtos mais baratos.
Cartazes informando saldões saltam aos olhos de quem passa pela rua e é atraído pela decoração das vitrines. As ofertas variam a cada dia, os descontos também mudam de um produto para outro ou de uma loja para outra. A queda nos preços pode chegar a mais de 50%. São as estratégias do comércio para vender até a última peça do estoque. As liquidações de verão vieram na sequência para movimentar os meses de janeiro e fevereiro que, antigamente, segundo Sielichow, eram de retração nas vendas. O sucesso das promoções fez a prática permanecer.