Fortunati pede a inclusão do metrô de Porto Alegre no PAC

O prefeito José Fortunati esteve reunido ontem, em Brasília, com o coordenador-adjunto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, para retomar as negociações sobre a…

O prefeito José Fortunati esteve reunido ontem, em Brasília, com o coordenador-adjunto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Casa Civil, Maurício Muniz, para retomar as negociações sobre a linha Norte do metrô da Capital. A discussão sobre o projeto entre o município e o governo federal começou nos primeiros meses de 2010 e foi suspensa em setembro devido ao processo eleitoral. Na reunião, o prefeito apresentou proposta para incluir o projeto do metrô da cidade no PAC de Mobilidade Urbana.

Conforme o projeto, a linha Norte do metrô terá entre 12,5 e 15 quilômetros de extensão, iniciando na Estação Triângulo, percorrendo as avenidas Assis Brasil, Farrapos, Mercado Público, Borges de Medeiros e Azenha. Idealizado em formato de parceria público-privada, o projeto está estimado em R$ 2,1 bilhões. “A ideia é que o governo federal entre com a maior parte dos recursos. Teríamos um complemento de uma empresa, que também faria o gerenciamento do sistema, além do aporte do município e a participação do governo do Estado”, explicou o prefeito.

A proposta será analisada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O PAC deverá ser apresentado até julho deste ano. “Agora vamos aguardar para avançar nesta discussão. Deixei claro que esta é uma obra prioritária da cidade no que diz respeito à mobilidade urbana”, enfatizou Fortunati.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais