Conselho de Economia da Fecomércio-RS analisa situação atual do Estado

A primeira reunião do ano do Conselho de Economia da Fecomércio-RS (Consec) fez uma análise dos efeitos La Niña na agropecuária gaúcha, a partir de estimativas do IBGE, além de pontuar os principais números do Estado em 2010, as finanças públicas estaduais e o aumento na taxa de juros neste mês de janeiro.

Coordenado pelo vice-presidente da entidade, Leonardo Schreiner, o Consec tem entre suas atribuições discutir pautas relevantes da economia para o crescimento e o desenvolvimento do Estado e levar à diretoria da entidade o aconselhamento sobre os temas analisados nas reuniões.

O consultor econômico da Fecomércio-RS, Marcelo Portugal, explicou que a expansão do crédito e da massa de rendimentos impulsionou o comércio de bens e serviços. O volume de vendas do varejo no Brasil e no Rio Grande do Sul cresceu aproximadamente 11%. “Há uma forte expansão da oferta de crédito pessoal e, como esse crescimento vem acompanhado de expansão da renda e do emprego, a inadimplência ficou sob controle”, destacou o economista, acrescentando que a demanda cresce mais que a oferta, o que implica em elevação rápida das importações e da inflação.

Com relação aos efeitos climáticos na agropecuária gaúcha, Portugal pontuou que houve recorde na safra de grãos no Brasil e no RS (149,5 milhões de toneladas no Brasil e 25,3 milhões de toneladas no RS). No entanto, as estimativas disponíveis para a safra agrícola de 2011 apontam para uma queda na produção de grãos. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, serão produzidos 145,8 milhões de toneladas, resultado menor que o de 2010, mas representa a segunda maior safra da história, igualando o resultado de 2008. “Em 2010 a safra de grãos foi de 149,5 milhões de toneladas e as condições climáticas La Niña atrapalham a produção agrícola.”, explicou o consultor da Fecomércio-RS.