TAP terá voo sem escalas de Porto Alegre para a Europa

O vice-presidente da TAP Portugal, Luiz da Gama Mór, reúne-se hoje com o governador Tarso Genro para tratar dos últimos ajustes para a companhia aérea oferecer voos diretos de Porto Alegre para a Europa. Caso se confirme, a empresa será pioneira na realização dessa rota, prevista para ocorrer sem escalas. No entanto, a autorização tem que ser expedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a assessoria de imprensa da Anac, a agência não recebeu nenhum pedido ainda, mas o processo de aprovação leva no máximo 30 dias, portanto não requer muita antecedência.

Também participam da reunião com o governador Tarso Genro o diretor-geral da TAP para a América Latina, Mário Carvalho, e os secretários do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, da Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Mainardi, do Turismo, Abgail Pereira, e do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik. Conforme a assessoria de imprensa da TAP, o vice-presidente da empresa concederá entrevista coletiva na manhã de terça para divulgar os detalhes da operação. A operação da Infraero no Aeroporto Internacional Salgado Filho ainda não possui nenhuma informação oficial sobre o trânsito de aeronaves da empresa no local.

As pretensões da empresa portuguesa para 2011 não se restringem apenas ao Brasil: a previsão é de que haja um incremento de 17% em números de rotas na Europa, com seis novos destinos, totalizando 49, entre os quais se destacam Atenas e Viena. Além disso, a TAP está entre as recordistas de transporte de passageiros em 2010, tendo alcançado a marca de nove milhões de pessoas transportadas no ano que passou, o que representa um aumento de 7,7% face ao ano passado. O primeiro recorde da companhia foi atingido em 2008, ano em que a TAP transportou 8,7 milhões de passageiros. A companhia também vai iniciar ligações a Dusseldorf, Bordéus, Manchester e Dubrovnik. Na Alemanha, a TAP já voa para Frankfurt, Munique e Hamburgo e, com Dusseldorf, atinge um total de 54 ligações semanais. Para França, a TAP já opera para Paris, Nice, Toulouse, Marselha e Lyon, alcançando com a abertura da linha para Bordéus um total de 154 frequências por semana. No Reino Unido, a rota para Manchester vai juntar-se às 70 ligações existentes para Londres, fazendo crescer o total de frequências para 75 semanais.